• Maycon Douglas

Por que aderir o Sistema Agroflorestal (SAF)?

O sistema agroflorestal consiste no cultivo de espécies florestais juntamente a espécies agrícolas, podendo ser consorciado com a pecuária. Uma característica do sistema agroflorestal é a sua sustentabilidade e recuperação de florestas. O manejo deste sistema procura adensar culturas de cultivo de longo, médio e curto prazo, havendo uma interação agroecológica. Este sistema beneficia o produtor a fim de que ele possa obter maior lucratividade econômica e maior aproveitamento da sua propriedade.


O sistema agroflorestal procura copiar o comportamento da floresta, ou seja, este sistema planeja deixar o solo com bastante matéria orgânica, procura manter os nutrientes e fertilidade do solo, utilizando apenas adubação natural, consequentemente, fazendo com que o produtor evite gastos externos, aumentando sua lucratividade, sem deixar de oferecer um produto orgânico, levando saúde a sua família e a sociedade.


Exemplo de consórcio entre espécie arbórea, bananeira e braquiária. FONTE: Google

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA AGROFLORESTAL?


Ao implementar a atividade agrícola e com a criação de animais e culturas florestais, atinge um resultado extraordinário, existindo vantagens como a não utilização de agrotóxicos, o cultivo ter uma maior resistências a pragas, haver uma reciclagem de nutrientes, contendo conservação de recursos hídricos, uma maior produtividade comparado a monocultura, aumento da renda familiar e disponibilidade de mão de obra, entre outras diversas vantagens. No entanto, há algumas restrições na implementação deste sistema, há uma demanda econômica considerável no início do processo, a mecanização torna-se mais difícil, o retorno econômico é mais demorado. É necessário que o produtor busque informações e entenda as dificuldades do manejo.


Por fim, a realização deste projeto tem a finalidade de promover um lucro a curto, médio e longo prazo, mantendo a sustentabilidade e a preservação de florestas nativas e plantadas, sem desconsiderar a qualidades do produto e os benefícios que trará a saúde do produtor, da família e da sociedade.


Gostou do método? Entre em contato com a nossa empresa para marcarmos uma reunião!

242 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo