• Maycon Douglas

Florarraiá: projeto melhora a qualidade de vida em Instituição Filantrópica

O Projeto Florraiá, organizado pelo Programa Trainee da empresa Floresta Jr. – Consultoria Florestal, do primeiro semestre letivo de 2019 , teve como intuito oferecer amparo, cuidados e doações para a Instituição filantrópica de apoio a pacientes oncológicos e pessoas carentes do Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle.




Foi realizado a manutenção e revitalização da horta local, a implantação de uma horta medicinal e restauração da área em desuso, referente ao pomar das pitayas. Além disso, foi realizada também uma festa temática junina para os assistidos e comissão organizadora da instituição, com o objetivo de trazer vivência e alegria tanto para eles, quanto para os trainees e membros da Floresta Jr.,. Localizado no município de Lavras (MG), o Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle é uma instituição filantrópica de apoio a pacientes oncológicos e pessoas carentes, sua missão é realizar um trabalho de humanização do tratamento oncológico, que busca melhorar a qualidade de vida e autoestima dos pacientes, oferecendo-lhes apoio psicológico, fisioterápico, jurídico, odontológico, nutricional e também trabalhar o combate ao câncer, através da educação preventiva. A idealização ocorreu no ano de 1995 pela atual presidente voluntária Dalvany Divina da Silva que, na época, cuidava, de uma paciente portadora de câncer. Após vivenciar as inúmeras dificuldades enfrentadas pelos pacientes oncológicos, ela quis minimizar os sofrimentos das pessoas com câncer e então nasceu a semente do Lar Esperança e Vida.


O projeto foi dividido em quatro etapas, sendo que em três delas foram realizadas atividades ambientais e na outra, a festa junina para o encerramento do ciclo, com o intuito de uma descontração e interação com os assistidos. Na primeira etapa que ocorreu no dia 25 de maio de 2019 , foi realizada a limpeza inicial das áreas e coleta de solos e materiais para análise, dando início à recuperação do pomar das pitayas. Na segunda etapa , que ocorreu no dia 01 de junho de 2019 foi realizada uma segunda limpeza da área, dando continuidade à recuperação e recomposição do pomar. Ocorreu a aplicação de fertilizantes (SS e calcário) para devida correção, com recomendações obtidas através da análise de solo feita pelo Departamento de Ciências do Solo da UFLA. Já na terceira etapa, que ocorreu no dia 08 de junho de 2019 foi realizada a aplicação de adubo (húmus esterco bovino) e plantação das mudas (hortaliças e plantas medicinais). A horta foi ampliada de dois para seis canteiros, e houve a criação de dois canteiros novos destinados às plantas medicinais, os quais foram elaborados pelos integrantes do Nemac-Nepron UFLA. Essas três etapas foram dias de trabalho de campo com a presença dos trainees, efetivos da empresa e representantes do núcleo de plantas medicinais (Nemac-Nepron UFLA) no dia da implementação da horta. Ocorreu a reestruturação e aumento do espaço de hortaliças, planejamento e implantação de um canteiro com plantas medicinais, e a recuperação e recomposição da área que se encontrava sem manutenção alguma, com indivíduos de pitaya, o que caracterizou assim a realização de atividades presentes na carta de serviços da Floresta Jr. (PRADA e Coleta/Análise de Solo).



Para a divulgação do projeto utilizamos a nossa página no Instagram (@pegadasocial_florestajr) para realizar postagens sobre o trabalho realizado e incentivar pessoas a contribuírem com a instituição e enaltecer a importância de ajudar o próximo.


O projeto Florarraiá buscou efetivamente apoiar a instituição Lar Esperança e Vida, tanto na realização da festa junina como através da revitalização da horta e do pomar, sendo uma forma de muito aprendizado e experiência a todos os envolvidos. Através dessas ações buscamos melhorar o bem estar e a rotina dos assistidos, além de deixar a pegada da Floresta Jr.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo