• Maycon Douglas

Tudo que você precisa saber sobre Engenharia Florestal

O engenheiro florestal analisa e viabiliza a utilização de recursos naturais de origem florestal de forma que seja sustentável. O engenheiro florestal durante sua formação é guiado desde o entendimento de ecologia, análise do solo, conservação da fauna e flora, laudos técnicos, recuperação de áreas degradadas até a área de manejo florestal. É na graduação que você aprende sobre as grandes quatro áreas da engenharia florestal, são elas: Ecologia, Silvicultura, Manejo Florestal e Tecnologia da madeira.


Ecologia: Visa na área de recuperação e preservação de bacias d’água, da fauna, da flora, estudo da ação antrópica em relação ser humano/natureza.


Membros da Floresta Jr. realizando um projeto de Inventário de Mogno, projeto da área de Manejo Florestal

Manejo Florestal: consiste na atuação da legislação ambiental e florestal, na gerência de produção de florestas naturais e plantadas, colheita e transporte da madeira.


Silvicultura: É baseada no estudo genético das sementes e em seu melhoramento, atua na produção de mudas, busca técnicas no reflorestamento e conservação de matas nativas, na proteção florestal, trabalha também com produtos não madeireiros.


Tecnologia da Madeira: Trabalha com análises e exploração de tudo que envolve a madeira, como sua densidade, características, processos mecânicos, propriedades físicas, químicas e mecânicas, no processo industrial. Na área de pesquisas se utiliza a nanotecnologia, celulose e o aproveitamento dos resíduos madeireiros.



Membro da Floresta Jr. realizando uma visita em fornos de carvão.


O engenheiro florestal é preparado para diversas áreas, na grande curricular apresenta matérias de exatas, humanas, biológicas e matérias específicas do curso com intuito do profissional ter pluralidade diante do mercado de trabalho que retrata as grandes áreas descritas.


Diante da sustentabilidade e de conhecimentos florestais, o engenheiro florestal é a aposta do futuro seu engajamento e treinamento é conseguir conciliar desenvolvimento e sustentabilidade, fator que vem sendo destacado na atualidade.

187 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo